Aprenda a pintar aquarelas passo a passo.





Olá amigos

Vamos pintar uma aquarela usando como tema essa magnifica paisagem portuguesa da cidade de Coimbra. Uma das mais famosas universidades europeias. Utilizaremos materiais simples e sem muita logística, simplificando ao máximo todo o processo. Partimos em primeiro lugar com o esboço da paisagem o qual você poderá realiza-lo usando uma das técnicas explicadas nesse site em edições anteriores.


O material consiste em:

1 caixa de aquarelas modelo estúdio

1 pincel largo e macio para a elaboração do céu e de áreas muito extensa

1 pincel médio tamanho 10 para e execução de traços finos e médios.

1 Pincel fino para detalhes tipo, telhados e chão.

1 Vasilhame para colocar agua

1 Lenço de papel para efectuar limpezas dos pincéis e usar como absorvente para os possíveis excesso de agua principalmente no céu.

Antes de começar a pintura você deve prender toda a folha usando uma fita cola sobre a base, evitando assim que no momento da aplicação o papel venha enrugar e encolher, portanto o mesmo deve se encontrar bem preso a base de madeira.

Primeiro vamos colocar um pouco de agua na pastilha de cor azul para dissolve-la e formar um excesso de tinta que será muito útil para a pintura do céu.

É importante preparar a tinta com um certo excesso para não interromper a aplicação da mesma com o intuito de preparar mais tinta. Situação essa provocaria uma secagem da agua aplicada sobre o papel o qual tem que permanecer molhado durante todo o período de aplicação da tinta.

Repare como a agua é aplicada com muita intensidade procurando encharcar toda a área equivalente ao céu.

Depois que o papel estiver completamente molhado aplique a tinta de forma espalhada centrando o excesso de tinta em uma área distante do telhando.
Depois limpar o pincel e utilizar a agua que se encontra embebida no papel para puxar a tinta criando um efeito degradé.

Quanto ao excesso de agua e tinta você vai retirando com o lenço de papel utilizando-o tambem para criar áreas brancas que representará as nuvens.

Já está! O céu com todos seus contrastes e nuvens. Simples, não é?

Enquanto a tinta seca vamos adiantar uma outra parte, nesse caso a entrada principal do predio. Você deve usar bastante agua nessa 1º fase para criar uma manha aguada e suave.

Observe que há área ainda com excesso de agua, não se preoculpe na maioria das vezes isso acaba por criar efeitos positivos.

Vamos com o mesmo processo para a torre. Usando o azul misturado com o siena para dar um efeito sombra.

Agora apanhamos o siena natural para aplicar na parede ao lado.

Distribuimos a cor siena em outras áreas.

Para fazer a grade usamos o azul queimado utilizado para a aplicação da torre.

Para fazer as sombras no interior do predio acrescentamos mais tinta e menas agua. Esse é o processo que devera ser usado na 2º fase.

Aplicar mais tinta para criar o efeito sombra da torre sobre o telhado.

Para o chão usamos tambem o mesmo processo usado no céu. Ou seja, embebedar bastante o papel e depois aplicar suavemente a tinta fazendo com que o papel absorva de forma automatica a tinta que sobre ele é colocada.

Agora com o pincel mais fino faremos os detalhes mais especificos tipo, telhados e chão. Esse processo é muito importante para criar contraste e fazer com que a pintura fique com mais brilho.

Depois desse processo descanse um pouco a vista e dê inicio ao que chamamos de “maquiar” a pintura colocando um pouco mais de cores sobreposta para dar um colorido equlibrado a paisagem.

Ok, está finalizado. Espero que tenham gostado e assimilado bem a informação, o resto é só praticar. Obrigado e boa sorte.


7 ideias sobre “Aprenda a pintar aquarelas passo a passo.

  1. Anonimo n° 1, ele estava ensinando a pintar e não a escrever. Se não tem um comentário útil, fica quietinho, tá?! 🙂

    Fantástico! Adorei as dicas. Parabéns!

  2. Amei seu trabalho e seu coração em ensinar! Qual papel, o canson? Qual gramatura? Se for o canson, esse papel tem um lado mais liso e outro com mais profundidade, qual lado seria melhor? Qual área devemos molhar antes de começar a usar a tinta? Toda folha ou apenas a parte que faremos, ou seja, parte por parte. Deus te abençoe muito com esse dom maravilhoso!

  3. O papel que utilizei nesse trabalho foi o Fabriano 120 gramas, geralmente costumo usar o lado mais áspero porque cria um efeito mais aquarelado. Costumo molhar o papel antecipadamente quando se trata do céu para criar um efeito mais degradê e uniforme o restante aplico direto. Boa sorte!

  4. Olá eu sempre amei aquarelas,e suas dicas são incríveis!eu gostaria muito de poder fazer pinturas assim..mas eu sou iniciante no assunto..gostaria de saber se preciso comprar algum tipo de papel especial para fazer este tipo de pintura ou (me desculpe a ignorância) se eu posso fazer pinturas assim em qualquer tipo de papel…e também gostaría de saber os nomes dos tipos de tinta pra aquarela…
    podería me contatar pelo facebook?se possível?procure por Larissa Dias de Bal.Arroio do Silva….Agradeço!!! =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *